Audiência do Rádio AM na Grande SP

Audiência do Rádio AM na Grande SP

Deu no blog Radioamantes, por Rodney Brocanelli.

Capital e Jovem Pan são as duas únicas emissoras de AM na Grande São Paulo que apresentam índices expressivos de audiência no ranking geral de audiência, com números acima da marca de 20 mil ouvintes por minutos. É o que mostra o levantamento mais recente, que compreende o trimestre entre dezembro/2020-fevereiro/2021,  ao qual o blog Radioamantes teve acesso.

A Rádio Capital está na liderança, com pouco mais de 39 mil ouvintes por minuto. A Jovem Pan aparece na segunda colocação, com aproximadamente 24 mil ouvintes por minuto.

Vale destacar que ambas as líderes oferecem perfis diferentes aos ouvintes que ainda prestigiam a faixa do AM. A Capital segue na linha da comunicação popular. Por sua vez, a Jovem Pan mantém a fórmula responsável por sua consagração nos últimos anos nesta faixa: esporte e notícia. Lembrança importante: muita coisa que é veiculada no FM não entra no AM.

Voltando ao ranking, é observada uma briga emocionante pela terceira e quarta colocações. Quem surge primeiro (e de forma surpreendente, até) é a Terra AM, de perfil sertanejo. Logo em seguida temos a Record, que em outras época estava tranquila com a medalha de bronze. Ambas as emissoras estão com pouco mais de 10 mil ouvintes por minuto, com ligeira vantagem para a rádio do sr. Abreu.

Na quinta colocação temos a Metropolitana, de Mogi das Cruzes, com pouco mais de 9 mil ouvintes por minuto. A emissora está na frente de um peso-pesado do rádio: a Bandeirantes, que é a sexta colocada com aproximadamente 8 mil e 500 ouvintes por minuto. 

A Super Rádio, outra emissora do sr. Abreu, está na sétima colocação, com aproximadamente 6 mil ouvintes por minuto. A cuidar como será o desempenho dessa emissora nos próximos levantamentos, logo após as estreias de Eli Corrêa e Cinthia.

Em oitavo surge a 9 de Julho, com perfil que mistura religião e até futebol. A emissora tem pouco mais de 4 mil e 800 ouvintes por minuto. Ela abre uma sequência de emissoras com quase o mesmo perfil: a Imaculada Conceição é a nona colocada, com pouco mais de 3 mil e 800 ouvintes por minuto. A América está na décima colocação com mais de 3 mil e 100 ouvintes por minuto. A Rádio São Paulo é a décima primeira colocada, com pouco mais de 2 mil e 700 ouvintes por minuto.

A Rádio Mundial, mais uma do sr. Abreu, está na décima segunda colocação, com seus aproximadamente 2 mil e 700 ouvintes por minuto. Na décima terceira colocação temos a Morada do Sol, com pouco mais de 2 mil e 500 ouvintes por minuto.

Na décima quarta colocação, com aproximadamente 2 mil e 500 ouvintes por minutos está a Boa Nova, cuja concessão é da cidade de Guarulhos. A Rádio ABC, de Santo André, é a décima quinta colocada com cerca de 1 io 3 700 ouvintes por minuto.

A Rádio Cultura, da Fundação Padre Anchieta, é a décima sexta colocada, com cerca de 1 mil e 500 ouvintes por minuto. A seguir, na décima sétima colocada, aparece a Nossa Rádio, com aproximadamente 1 mil e 100 ouvintes por minuto.

Sediada em Osasco, a Nova Difusora está na décima oitava colocação, com aproximadamente 600 ouvintes por minuto.

Fechando a listagem a qual o Radioamantes teve acesso, a Rádio Trianon está na décima nona posição com pouco mais de 400 ouvintes por minuto.

01) Capital
02) Jovem Pan
03) Terra AM
04) Record
05) Metropolitana Mogi das Cruzes
06) Bandeirantes
07) Super Rádio
08) Nove de Julho
09) Imaculada Conceição
10) América
11) São Paulo
12) Mundial
13) Morada do Sol
14) Boa Nova de Guarulhos
15) ABC de Santo André
16) Cultura
17) Nossa Rádio
18) Nova Difusora de Osasco
19) Trianon