Canais ESPN e Fox Sports mudam de nome no Brasil

Canais ESPN e Fox Sports mudam de nome no Brasil

A Disney decidiu pela alteração dos nomes dos canais ESPN e Fox Sports no Brasil. A partir de 17 de janeiro, os canais esportivos do grupo terão os seguintes nomes:

ESPN Brasil irá se chamar ESPN;
ESPN irá se chamar ESPN2;
ESPN2 irá se chamar ESPN3; e
Fox Sports irá se chamar ESPN4.

Já o Fox Sports 2 continuará com o mesmo nome. As alterações foram divulgadas pelo jornalista Leonardo Bertozzi, da ESPN, em seu perfil no Twitter na 2ª feira (10.jan.2021). Também, segundo o jornalista, o Fox Sports 2 não mudou de nome por “compromisso comercial”.

A compra da 21st Century Fox por parte da Disney, ainda em 2019, encontrou problemas por causa do canal Fox Sports. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) indicou que a aquisição faria a Disney monopolizar o mercado de canais esportivos, já que o grupo também é dono da ESPN, que tem 4 canais no Brasil.

O Cade só aprovou a aquisição em maio de 2020, depois da assinatura de um acordo de controle de concentração. A Disney se compromete a manter durante 3 anos ou até o término de seus respectivos contratos todos os eventos esportivos distribuídos no Brasil atualmente pela Fox.

O acordo também estabelece que a Disney terá que devolver antecipadamente a marca Fox Sports caso opte por encerrar a transmissão do canal, que ficaria livre para ser utilizado por qualquer outro grupo que se interesse.

A troca dos nomes dos canais controlados pelo Grupo Disney segue o padrão de nomes na América Latina. Nesses outros mercados, ESPN sempre foi usado sozinho, sem o nome do país.


FONTE: Poder360
Colaboração: Emilcio Rogerio Zuliani