Podcasts para crianças: programas de áudio podem entreter, divertir e ensinar

Podcasts para crianças: programas de áudio podem entreter, divertir e ensinar
divulgação

O Brasil adora podcasts. Segundo a pesquisa Podcast Stats Soundbites, o país é o segundo do mundo no consumo desse tipo de mídia, atrás apenas dos Estados Unidos. Durante a pandemia, ainda mais brasileiros descobriram os programas: 57% dos entrevistados por uma pesquisa do Ibope disseram ter começado a ouvi-los durante o isolamento.

Um fator que ajuda a explicar o sucesso dos podcasts é a sua variedade. Afinal, são mais de 20 mil programas brasileiros de diversos assuntos, gêneros e formatos. Também há, é claro, opções para as crianças. Para Andreia Aparecida Castro, diretora do Marista Escola Social Irmão Lourenço, apresentá-los às crianças pode ser bom para a rotina familiar: “Assim como programas de TV, são mídias que podem, além de entreter, trazer aprendizados para os mais jovens sem que seja necessário que tenham sido alfabetizados”.

Por serem rápidos de acessar, são uma boa opção para passar o tempo em uma viagem longa ou sala de espera. Em meio a tantas opções, os pais podem escolher programas que incentivem valores como a curiosidade, a criatividade e a empatia. Por fim, também é possível fazer da escuta do podcast um momento em família, utilizando o assunto do episódio escutado para refletir, conversar sobre ou, apenas, dar boas risadas juntos.

Algumas dicas de podcasts variados para crianças:

Conta pra mim?
Este programa foi criado por Thiago Queiroz, do site Paizinho Vírgula, e pela contadora de histórias Fafá Conta. O storytelling é o foco dos episódios curtos com narrativas de temas diversos, recheados de efeitos sonoros e músicas.

Scikids
Este é para os que gostam de fazer perguntas e saber mais sobre o mundo que os cerca. Crianças de diferentes faixas etárias fazem perguntas que são respondidas por cientistas de forma simples e divertida.

Manual para crianças sapecas
Criado pelo Spotify Studios, este podcast busca ajudar as crianças a aplicarem técnicas de mindfulness no dia a dia. Para isso, usa histórias envolvendo os personagens André e sua babá, Mariana, que usam exercícios de respiração e outras técnicas ensinadas ao público.

A incrível nave sonora
Neste programa, lançado pela Deezer, o principal objetivo é estimular a criatividade dos pequenos. Os episódios são interativos e pedem que as crianças imaginem, desenhem e “viajem” enquanto escutam as aventuras de uma nave por vulcões, cidades, florestas e pelo oceano.

Sociologia para Crianças
A socióloga Tatiana Amendola e sua filha, Alice, conversam sobre os mais variados temas e explicam diversos conceitos sociológicos de forma didática e descontraída. São 28 episódios curtinhos, cada um explicando sobre um tema.


Marista Escolas Sociais
Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7.700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas. https://maristaescolassociais.org.br/