Zora Yonara - ✧1929 †2020

     Creusa Gramacho Carosella, esse era o nome verdadeiro da famosa astróloga e radialista Zora Yonara que faleceu aos 91 anos no dia 11 de dezembro de 2020. Ela estava internada há 10 dias no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, zona sul do Rio, com pneumonia.

     O sepultamento ocorreu no sábado (12), no Cemitério São João Baptista, em Botafogo, também na zona sul do Rio.

     Nascida em Vitória, no Espírito Santo, iniciou sua carreira no rádio em sua cidade natal produzindo programas e participando de radionovelas.

     A astrologia surgiu por acaso, quando ela teve de substituir um astrólogo que faltou ao trabalho na Rádio Globo e pediram para ela ler no ar o horóscopo que o astrólogo tinha feito. Posteriormente, Zora foi até a Itália, Egito e outros países atrás de conhecimento, livros e formação em astrologia.

     Em 1982, trabalhou no programa TV Mulher, na Rede Globo de Televisão. 


NOME ARTÍSTICO

     Foi o radialista Mário Luiz, ex-diretor da Rádio Globo, quem sugeriu o nome artístico Zora Yonara. ZORA, em grego, quer dizer força e coragem. YONARA era uma homenagem à atriz Yoná Magalhães.

     Em 2018, Zora Yonara havia completado 60 anos de carreira. Nos últimos anos, trabalhou no programa de rádio "Show do Antonio Carlos", nas rádios Globo e Tupi.